Marrocos está localizado no norte da África e tem vista para duas frentes marítimas: o Mar Mediterrâneo ao norte, e o Oceano Atlântico a oeste. Além das fronteiras marítimas que separam o Marrocos da Europa, especialmente da Espanha e de Portugal, há também fronteiras terrestres que o país compartilha com a Argélia a leste, e com a Mauritânia ao sul. O Marrocos é considerado a porta de entrada para a África .
BANDEIRA DE MARROCOS
ALGUMAS CIDADES DO MARROCOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Rabat: a capital do Governo
Rabat, capital de Marrocos, é o maior centro político e administrativo do país, onde também fica situado o principal Palácio Real, diversas instancias governamentais e as embaixadas.
Rodeada por muralhas, a cidade de Rabat tem um importante património arquitectónico que conta com inúmeros monumentos como o Kasbah des Oudaia e o Minarete da torre Hassan que data do século XII.
Capital económica do país, metrópole internacional, Casablanca tem uma importância extrema no mundo dos negócios. Casablanca é a cidade mais moderna do Reino, e a sua Mesquita Hassan II ergue-se majestosamente, entre o céu e o mar. Com uma ocupação para 25000 fiéis no seu interior e 80.000 no seu exterior, esta enorme mesquita é um excelente exemplo de arquitectura tradicional marroquina com tecnologia sofisticada.
Fez: uma capital cultural Fez é a terceira maior cidade do Marrocos, depois de Casablanca e Rabat. Fez é a principal cidade de demonstração cultural, onde se encontra a primeira e mais antiga universidade do mundo, a Universidade de Al-Qarawiyyin, que continua funcionando até hoje.
Marrakech: a capital turística
Fundada em 1070, a cidade de Marrakech situa-se no sopé do Alto Atlas e nas portas do deserto. Marrakech teve durante a história uma localização geográfica estratéfica que atraiu berberes, árabes, nómadas e tribos da montanha, a fim de desenvolver comércio.
Marrakech na sua origem foi erigida num local sem qualquer aglomeração urbana. Os arquitectos receberam ordens e dinheiro para construírem uma cidade excepcional com inúmeros palácios, riads e caravancerais.
Marrakech e a sua medina milenar, a mais vasta de Marrocos estende-se por mais de 600 hectares. A famosa Praça Jemaa el Fna é um ponto de encontro de artistas de rua que actuam para os visitantes.
Merzouga desert (saara)
Merzouga é uma das áreas turísticas mais importantes visitadas por turistas de dentro e de fora do Marrocos para desfrutar e explorar.
O IDIOMA
Árabe e Tamazight ( berbere) são as línguas oficiais, embora o francês seja amplamente falado, particularmente nas grandes cidades. Alguns falar Inglês em hotéis, restaurantes e lojas…, é alguns Espanhol e portugues, especialmente no norte de Maroccos . Em áreas de montanha vários dialetos de berbere são falados, e em aldeias mais antigas nem mesmo árabe é falado, muito menos francês ou inglês
DADOS GERAIS SOBRE O MARROCOS
Nome oficial: Reino de Marrocos. Gentílico: marroquino. Capital: Rabate. Localização: Norte da África. Clima: desértico e mediterrâneo. Governo: monarquia constitucional. Religiões: 99% — islamismo, 1% — outras. População: 38.280.637 habitantes. Densidade demográfica: 73.1 habitantes/quilômetro quadrado. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,683 (médio). Moeda: dirrã marroquino. Produto Interno Bruto (PIB): US$ 132,7 bilhões. PIB per capita: US$ 3.496. Gini: 35,7%. Fuso horário: UTC+1. Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU), Liga Árabe. Divisão administrativa: 12 regiões